sábado, 31 de dezembro de 2011

Mark Douglas

14/03/2007

"Se um mercado vem em uma tendência definida e inclinada e você acredita que haveria uma reversão que não veio, e, a cada pausa na queda, você vai imaginar que agora o mercado vai reverter e virar na direção que você acreditava que deveria ir.

...Depois de parar um pouquinho, os ativos avançam mais um pouco e estabilizam-se.

Agora sim!

E o mercado continua...

Quantas paradas dessas serão necessárias para que você se convença de que você está errado? A resposta está dentro de você. Cada parada é um alívio para o confronto da informação que do mercado e a sua convicção.

A maneira como você via o mercado era a maneira que você o criou na sua cabeça.
A força que você tem para criar mais situações que satisfaçam os seus desejos nas operações, reside na sua capacidade de flexibilidade mental.

Você precisa aprender a fluir com os mercados. Ou você está em harmonia com o mercado ou você não está. Em um momento ele está satisfazendo todos os seus sonhos e necessidades, no outro ele é um monstro que quer tirar tudo o que você tem.

Infelizmente você não pode mudar o que o mercado está fazendo. Você só pode mudar a si mesmo de maneira a permitir que você o perceba e analise de maneira mais clara e objetiva.

O que você precisa aprender é como se soltar das demandas de que as suas expectativas sejam satisfeitas exatamente da maneira que você quer.

Se soltar dessas demandas lhe permitirá mudar a sua perspectiva, podendo perceber as oportunidades que aparecem no mercado, como se você não estivesse no mercado.

Deixe suas operação perdedoras assim que você perceber que elas existem. Quando as perdas são predefinidas e stopadas sem hesitação, não haverá nada para considerar, pesar, julgar, ou seja, sem nada para atiçar a sua tentação.

Se você não aciona seu stop e o mercado piora para o seu lado, você entra num ciclo de dor. “Poxa, poderia de zerado antes, agora acho que vou esperar para dar uma subidinha para raquetar.”, mas a tal da subidinha não vem e você se lamenta e se pune.

Nesse momento você está pronto para cometer uma série de erros de operação ou análise de mercado, porque você já está contaminado pelo medo de errar novamente."

Mark Douglas

Nenhum comentário: