quarta-feira, 14 de julho de 2010

A Ansiedade e as Emoções

A Ansiedade e as Emoções

06/08/2008 - 09h03


A seguir, vou reproduzir um texto muito interessante, de um grande colega italiano (GiaMA) que possui um site chamado Finbest (http://www.finbest.net) e que na próxima semana estarei pessoalmente podendo apertar a sua mão !

Neste tópico (não reparem no “português” de Giama... ele escreve melhor do que muitos brasileiros...) temos uma visão muito esclarecedora acerca de um de nossos inimigos mais importantes: A ANSIEDADE e as EMOÇÕES! Convido-os a “passearem” pelo site e apreciarem a qualidade e profundidade dos embasamentos de Giama.

“A esperança não é uma estratégia: é simplesmente uma emoção” disse o geral William Nash, chefe da equipe de funcionários geral do exército na pensão. Estava falando sobre a guerra em Kosovo. Eu ri e eu pensei a atividade de trading. São-me recordados dos períodos em que a esperança era exatamente a única estratégia que eu tive. Alguém poderia repetir a mesma coisa para qualquer emoção em trading.


A avidez não é uma estratégia: è simplesmente a uma emoção. O medo não é uma estratégia: è uma emoção. Às vezes, infelizmente, o medo, avidez, esperança, a “segurança” (sentir-se ''super-homem'') pode transformar-se em estratégia de base dos investidores. A negociação (o trading) vem a ser ditado somente da emoção em vez de um método coerente a fim de entrar e sair do mercado. As emoções simples não são uma estratégia eficaz. O chefe William Nash teve a razão. Uma estratégia construída nas emoções estará opondo na mais melhor dos casos, e desastroso em mais. Uma emoção é uma resposta a um pensamento que è ''expressada no corpo''.


Esta é a razão para que nós chamamo-los sentimentos. Nós sentimos a emoção no corpo. As emoções são a resposta do corpo a um pensamento. As respostas de uma emoção a um pensamento, e a emoção determina outros pensamentos conseqüentemente como as ações que, eles também, geram as emoções múltiplas percebidas no corpo. Nós desenvolvemos um ciclo interativo entre os pensamentos, os sentimentos e as ações. A maioria dos traders diz que não quereria perceber alguma emoção. Desejariam responder como um computador, uma máquina. Mas os traders não sois computadores isolados, nao-juntos de um corpo sensível. São humanos com a possibilidade a sentir. Mente e corpo sois interativos. São conectados.

Se vc deseja responder como um computador, você pode tentar de render o trading automatizado. Você pode mesmo fazer de modo que o computador insere as ordens em automático (por ex. com Tradestation). Isso cancela vc completamente do ciclo. Nenhum danos aqui, mas você não deveria subir stimulaçoes em referência aos modelos visuais (gráficos) ou aos eventos correntes (noticias). Os computadores sois simplesmente uma combinação dos interruptores on-off e, para começar, não têm o poder de uma mente humana. Provavelmente não.

Entretanto, se a mente humana estià em conflito emocional, o computador é uma boa idéia. Minha hipótese, embora, è que se uma pessoa està envolvida emocionalmente, não deixa o computador sozinho para fazer o trabalho sem alguma sua participação.

Dado que a maioria de nós é partecipe ao processo de negociaçao e dado que a mente e o corpo sois interativos, è essencial para nós, como traders, reconhecer as emoções que nós sentimos e substitui-las com aqueles que permitem a nós de perceber com precisão a informaçoes que o mercado está fornecendo. Devemos comportar-se na maneira correcta, aquela que é baseada na união da informação externa com nosso programa ou estratégia de negociaçao.

Uma estratégia que ganha com continuidade não pode ser construída sobre uma emoção porque nossa abilidade de sentir, assim como nossos comportamentos, seráo descarrilados. A esperança empurra para dar excessivo significado a cada pequeno movimento na subida ou na descida. O medo impede-nos para ver a direcçao ou a tendência geral do mercado. As emoções positivas simples poderiam empurrar-nos para um operatividade em excesso (over-trading) ou não fazer adoptar precauções para o gerenciamento de risco (lembrar-se que um simples stop-loss nao è um “gerenciamento do risco”. Olhar ao topico de Money Management para maior informaçoes). As emoções negativas podem fazer-nos hesitar ou bloquear completamente.

Se as emoções sois humanas e nao evitabiles, como os enfrentar? No primeiro, nós reconhecemos uma emoção para aquele que è. Nós reconhecemos que nós estamos sentindo algo e nós emprestamos a atenção sobre àquele algo que nós estamos sentindo. Cada emoção, positiva ou negativa, està enviando-nos uma mensagem. A mensagem contem informaçoes importantes.


Obs. Desculpe se eu escrevo pouco para vez mas meu portuguese è fraquinho e, para escrever muito, eu tenho necessidade de escrever no meu linguagem e depois traduzir em portuguese com ajuda, tambem, de um "online translator". Neste artigo eu “vou a focalizar” esse estado de mente que nós chamamos “ansiedade”.



A ansiedade é uma emoção orientada para o futuro. Neste assunto nós refletimos. Nós não tornamos “ansiosos” para os eventos que são acontecidos já. Supomos que estavamos em ansiedade para um evento e agora este è concluído. Nós não percebemos mais a ansiedade. Nós podemos sentir o “alivio”, o remorso, o desapontamento, o “displeasure” ou qualquer outra emoçoes orientada ao passado. Não a ansiedade. O endereço de ansiedade è para coisas que deveriam acontecer (orientaçao para o futuro).



A ansiedade está comunicando-nos que há algo em nosso futuro para que nós devemos preparar-se. Esto é um mensagem vital. Se nós estamos em ansiedade para algo, nós perguntamo-nos: “O que nós podemos fazer ao fim de nos preparar para este evento?” Se nós estamos ansiosos para nosso trading, nós perguntamo-nos: “O que outro nós devemos fazer antes de poder confiar em nosso trading ou em nossa estrategia?”. Isso poderia exijir buscas, verificações ou um processo de acrescimento pessoal.

O importante è fazer, obter, que nos estamos prontos. Se, depois que preparamos-nos, nós percebemos de ser ainda ansiosos, nós podemos usar a seguinte técnica a fim de nao ter mais ansiedade. É muito, o muito simples. Fazemos ir nossa imaginação aos momentos seguintes ao fim do evento que deu origem à ansiedade. Nós projetamos nossos pensamentos em uma conclusão positiva do evento. A ansiedade será dissolvida. Como por mágia.

Se nós fazemos exames devidos e nos temos ainda a ansiedade, a única razão para que ela ainda està è porqué nos estamos persistindo imaginando uma conclusão nao boa (negativa) do evento. Isso è quanto aconteceo no evento de um cantante profissional que tentava resolver um problema. Ele “desafinava” as notas elevadas exibendo-se como solista na igreja.

Perguntei o que eram seus pensamentos nos momentos imediatamente precedentes seus performances. “Bem,” disse, “eu imagino do 'desafinar' e depois ninguém irà considerar-me mais para o que aconteceu”. Naturalmente, ele desafinava! Ele tinha dado sugestões intensas a fim falhar: ele estava imaginado uma conclusão sem sucesso do evento.

A mesma coisa acontece com o trader que não sucede “para pressionar o disparador”. Está imaginando em todo os casos que a operação poderia ter um resultado negativo. E nós sabemos que quando a imaginação e a força da vontade entram no conflito, a imaginação ganha sempre. Se ele estiver imaginando uma perda, não realizará alguma operação. Nenhuns poderia convencer-lo a iniciar a posição. Ele està pensando intensamente a uma perda, a um loss. Mais, ele está achando uma razão - e existem sempre as razões - em ordem não entrar em posição, porque ele não deseja perceber a sensaçao de encontrar esta operação, hipotizando a perda, ou para sentir realmente a dor de perder.

Eu sugeri a um cliente, que era em dificuldade em pôr em pratica os sinais que acreditava poderiam ter tido um resultado positivo, a entrar imediatamente em posição sobre os sinais. Eu disse “imagina que a operação va exatamente no verso hipotizado”. Ele respondeu, “Oh! então provararei um grande desgosto quando eu realizo realmente a perda!” “Bom” eu respondi “è seu preciso desejo estar mal antes e após a operação?”.



O desapontamento, ou seu medo, impedem a muitas pessoas de acreditar no bom exito (successo). O problema está que nós devemos antecipar, “ver exatamente antes” o bom exito, a fim suceder. Tenta imaginar: o que aconteceria se um atleta profissionais pensasse intensamente de falhar? E’ certo que um tal pensamento nunca cruza a mente de um bravo atleta. Um atleta em posição para excelere prepara seus desempenhos mais perfeitos, inspecionando-os mentalmente em cada detalhe e, conseqüentemente, antecipando com o pensamento também o bom exito final.

Em seu novo livro “The Disciplined Trader: Developing Winning Attitudes” Mark Douglas indica claramente três abilidades essenciais que devem se apresentar em um trader de successo:

Um trader deve conhecer que deve aceitar a perda.

Deve estar em uma posição de suportar a incerteza total das proximas operaçoes. Deve suceder para pensar em termos de probabilidade, de possibilidade em termos gerais.

Nenhum comentário: