quarta-feira, 14 de julho de 2010

Estratégia e Disciplina nas Aplicações

11/10/2008


Independente do seu estilo: Investidor ou Trader, a grande verdade é que é indispensável ter uma metodologia consistente de ganho.

As dimensões especulativas no mercado global (alavancagens), especialmente para a volatilidade dos preços do Petróleo, Ouro, e demais commodities, tem sido objeto de grande flutuação ao longo das últimas semanas.

Pudemos acompanhar o “desmanche” de grandes posições em Futuros do Petróleo, Moedas, inclusive, no nosso Índice Futuro: típico de fuga do “smart money”.

Nosso maior desafio financeiro será minimizar os estragos desse Tsunami; como gerirmos as nossas finanças pessoais, em função de todas estas turbulências, afinal todos sabem a diferença de valor e preço.

E nessa hora, é você com você mesmo! Não interessa se você, fulano, cicrano ou beltrano estão certos ou errados! Só a você interessa o resultado da sua performance e a resposta para essa pergunta.

Vejo que os investidores na grande maioria têm boas táticas, mas creio que faltam dois elementos básicos para aprimorarem o sucesso:

1) A formulação de uma estratégia (plano de negociação), cujos elementos básicos são Valor, Stop Loss, Target, Stop Gain e Tiiming;

2) Disciplina mental e emocional para executar o item 1 .

As oportunidades que poderemos ter já, ao longo das próximas semanas, meses e anos, poderá resultar em lucros inimagináveis para aqueles que optarem por aplicar as duas sugestões acima mencionadas.

Dentro disso, há de se esperar para a renda variável: o Risco, o Retorno e o Timing.

O problema que muitas vezes eu vejo, é que quem ouve (ou lê) Analises Fundamentalistas, muitas vezes vai falando que o preço está muito bom, abaixo do PL, e vai fazendo preço médio. Até aí tudo bem, é a estratégia de cada um e tem que ser respeitada.

O que os últimos meses tem me reafirmado, é que o Fundamentalista se embasa simplesmente na fotografia do último balanço/balancete e analisando os múltiplos da empresa chega a determinadas conclusões que nem sempre contemplam a alteração do cenário global. Simplesmente por ninguém saber como ficará o mundo daqui pra frente!

Para quem opera, embasado na Analise Técnica, absolutamente ainda não é a hora de comprar para um prazo maior. É preciso aguardar um ponto de reversão e esperar virarmos para tendência de alta.

Graficamente falando, pra subir de verdade primeiro tem que parar de cair, depois talvez acumular, assim como passou um bom tempo só “distribuindo” antes de despencar dessa forma.

Isso pode levar semanas, meses ou anos. Enquanto isso, repiques ainda serão oportunidades para o Voleyball... E o grafista certamente estará na ONDA...

O Analista Técnico, quando examina os gráficos, vislumbra num repique, a possibilidade dos grandes players estarem zerando suas operações “vendidas” que começaram bem lá atrás.

Compras agora, são operações contra-tendência, com volumes menores e gerenciamento de risco muito mais “apertado”.

Nos emails que recebo, o que mais tenho lido é que a justificativa é de comprar por estar barato... então comprou no rompimento, caiu... não colocou stop... caiu mais 10%... comprou... caiu mais 10% ... comprou mais ... caiu 15%... opa... aí é o fundo... comprou... e o tal do preço médio ... diminuindo... mas a pergunta que o grafista faz é: por que eu vou comprar a 55, se rompeu a resistência, violinou e caiu? Porque se caiu não usei o stop e recomprei mais abaixo? E muitas vezes, fica com preço médio a 30, e a ação chega a 20, e só então volta pra tendência de alta... Num prazo que NEM DEUS SABE...

Sendo assim, em períodos de grandes quedas como a que estamos vivenciando nos últimos meses, os Analistas Técnicos acabam entrando com preço menor do que o “preço médio” praticado por quem fica comprando escalonado, além de “carregar” um risco muito menor.

O Analista Técnico não busca comprar na mínima... Busca detectar o ponto mais próximo do “ponto de acomodação”. Esperamos às vezes muito mais tempo para comprar, but, buscando minimizar os riscos através do gerenciamento do capital.

E não é isso o que o Investidor procura? Risco x Retorno x Prazo?

Não discordo de alguns que afirmam que essa queda é uma excelente oportunidade para se posicionar, mas mesmo assim, não se pode deixar de lado o estudo, acompanhamento e a disciplina no gerenciamento do capital...

Bons negócios!

Marco Aurelio Rossi

Nenhum comentário: