quarta-feira, 14 de julho de 2010

Movimentos Cíclicos do Mercado


16/02/2009 - 19h43


Uma sequência de etapas que todo operador deveria estar ciente antes mesmo de começar a operar no mercado de ações - Renda Variável.

Inicialmente, a jogada começa com os insiders que tenham conhecimentos específicos no que se refere a um determinado ativo (ou setor). Esta informação irá mover um mercado para cima ou para baixo, dependendo do tipo da informação, esses compradores (vendedores) são os profissionais espertos, muito inteligentes, e reconhecem as oportunidades muito cedo na alteração do ciclo da vida do ativo.

Passados alguns dias, depois do inicio desse movimento, há uma breve referência na mídia eletrônica (rádio, internet, TV) através de sugestões que o mercado está em transição. O público ouve pela primeira vez e começa a ficar interessado, mas ainda não compra. MEDO.

As sinopses de informações da empresa começam a aparecer na mídia impressa. Os informativos das corretoras e os sites financeiros começam a fomentar a formação do movimento. É onde a maioria dos investidores começa a beliscar um pouco do ativo e inicia-se o verdadeiro movimento altista.

O próximo passo é a fase de consenso dos corretores, que em alto e bom som, anunciam aos ventos a oportunidade única de fazer lucro razoável em curtíssimo prazo! Graficamente, onde temos o aumento do volume, com indicadores e rastreadores sinalizando pontos de entrada.

Bem... Chegamos no momento em que Jornais e revistas especializadas só comentam sobre a empresa. Seu porteiro te pergunta sobre o ativo, o taxista comenta sobre as constantes citações pelos passageiros e... Pasmem... Sua diarista te recomenda pesquisar sobre o ativo! GANANCIA!!!

E é aí que aqueles que começaram a big wave começam a se despedir de suas posições. Não lhes importa se vai subir mais 2, 5 ou 10%...Sua missão está cumprida, seu objetivo atingido... e vamos para a próxima tacada.

Imagem: venturecommons

Já ouviu essa historinha antes? Pois se não tinha ouvido, preste atenção nos próximos movimentos... Isso é cíclico... Assim como no mercado... A história se repete... Sempre!

Bons negócios

Marco Aurélio

Nenhum comentário: