quarta-feira, 14 de julho de 2010

Importância da Informação no Mercado

22/05/2008 - 19h13


Abaixo vamos relacionar algumas fontes imprescindíveis para acompanhamento do mercado de renda variável.

A qual setor a empresa pertence?

É de extrema importância estar atento ao comportamento das empresas que compõem o setor daquela empresa que você esta se tornando “sócio”. Se por exemplo estamos operando Elétricas é uma boa sugestão examinar as ações que compõem o índice setorial de Energia, ou até uma passagem rápida pelo comportamento das principais empresas que compõem o índice.

E se a maior parte dos papeis que fazem parte do índice estiver acompanhando o desempenho do ativo escolhido, podemos concluir que o papel esta acompanhando o setor. Isto significa que a tendência domina o segmento. Comprar força e vender fraqueza é também um fator preponderante para o sucesso na operação. Mas lembrem-se: quando estiverem buscando comprar força, faça-o nos períodos de “fraqueza momentânea”.

Não se esqueça que também o inverso é verdadeiro

Notícias

Há investidores que apenas compram e vendem baseados em notícias e há aqueles que nem sequer sabem o "o que se passa" pelos bastidores das rádios, TV’s e sites de noticias. A decisão de levar ou não em consideração as notícias é apenas sua.

No entanto, sugiro que não descarte totalmente as reações dos papeis após a divulgação das noticias bombásticas. Temos visto os reflexos diretamente nas cotações da Petrobras nos últimos meses, após as varias divulgações de poços na plataforma continental brasileira.

Fóruns de Discussão

Apesar de existirem muitos fóruns de discussão, em que se passa uma quantidade absurda de informações, existe por muitas vezes, analises e ponderações preciosas! Entretanto, tudo o que se lê precisa de ser levado em consideração com o “devido desconto”.

A simples interpretação da analise como “dica” pode (ou não) provocar perdas irreparáveis ao seu patrimônio. Quando uma "postagem" é colocada, nunca se sabe a verdadeira intenção da pessoa que a coloca. Será que o ativo que está abordando não estaria sendo citado porque a intenção é na verdade desová-lo a um preço mais alto?

Adicionalmente, pelo fato de que a discussão nos fóruns não é feita em tempo real (ou nem todo mundo lê e interpreta as mensagens no momento em que são postadas) é necessária muita atenção ao horario em que é fornecida a informação. Pode-se ler alguma coisa 100% verdadeira naqueles minutos após a abertura do mercado, porém, se é uma mensagem da abertura, lida logo após o almoço, então o seu efeito já pode ter sido “descontado” pelo mercado.

Se você freqüenta fóruns de discussão, depois de algum tempo, terá discernimento para distinguir com alguma facilidade os "oportunistas" daqueles que não o são.

Salas de Chat

Diria que aqui os cuidados não são diferentes. A questão da informação não atualizada não é pertinente, pois, já que todos os participantes se comunicam em tempo real, ao menos, todos podem comprová-la imediatamente.

Mas da mesma forma que nos “fóruns da vida” deve ser aplicado algum tempo para discernir quem se apresenta com consistência e quem se deve ignorar. Cuidado com oportunistas de plantão.

Jornais

Nos dias de hoje, os jornais são praticamente dispensáveis, dado que se consegue obter toda a informação através da Internet. Mas há sem dúvidas, colunistas competentes e estudiosos, que expõem com clareza (ou às vezes com sutileza) informações valiosíssimas sobre determinados setores.

Televisão

Por mais que a audiência do Jornal Nacional, Globonews, Bandnews, Bloomberb, CBN venham aumentando substancialmente nos últimos anos no Brasil, a grande maioria dos "analistas técnicos" não as vê ( ou as ouve) , nem recomenda a outros que o façam.

Consideram que a maior parte dessas informações divulgadas pode causar distorções na interpretação de seus gráficos. Entretanto, já que você não é um operador intradiario (eportanto não tem como digerir estas informações durante o horário de negociações), um resumo dessas informações (ou a atualização do que ocorreu durante o dia) pode ser decisivo na sua tomada de decisão amanhã.

Dados Fundamentalistas

Se você pensa que os traders profissionais não levam em consideração dados fundamentalistas (informações macroeconômicas, setoriais, resultados – Balanços/Balancetes, fluxo de caixa) está muito enganado, pois obvio que buscam se antecipar ao mercado com essas informações.

Abuse de sua corretora e peça sempre que possível informações fundamentalistas atualizadas. Não estou dizendo que as analises das corretoras não são tendenciosas. Estou dizendo que se você tiver de posse bons relatórios, terá mais uma excelente ferramenta em mãos pra te ajudar na decisão.

Fatos Relevantes

Com o regime sobre comunicação de fatos relevantes, uma das principais fontes de informação para o Mercado é sem dúvida o site da Bovespa.

Descontando-se o que é divulgado da Petrobras após o encerramento do Mercado (risos) sugiro estar sempre antenado as noticias que são divulgadas durante o pregão. Estes são apenas alguns instrumentos que certamente poderão ajudá-lo na sua tomada de decisão.

Bons negócios!

Bancotario

Nenhum comentário: