quarta-feira, 14 de julho de 2010

Ativos Cíclicos

31/05/2008 - 19h42


Hoje vamos falar um pouco sobre como operar com ativos que possuem características cíclicas. Este é, sem dúvida, um método bem diferenciado, que requer especial atenção do investidor.

Mas o que vem a ser ativos cíclicos?



Resumidamente, ativos cíclicos são aqueles que pertencem a um mercado amadurecido, com volatilidade forte e regular no aspecto de oferta e procura, totalmente dependente da performance do setor que atua, e não necessariamente atrelado ao desempenho do Ibovespa. Estes ativos passam a atuar com características próprias e, na maioria das vezes, estão diretamente correlacionados com as demais empresas que compõem o setor.


Passam a contar com padrões e peculiaridades específicas e a seguir citamos algumas dessas suas variáveis próprias:

Crescimento econômico


Papeis cíclicos dependem fortemente do crescimento econômico, pois em regras gerais demandam existir uma pressão da procura que quase esgote a capacidade da oferta dos produtores (indústrias), para que os preços finais aos demandantes subam significativamente gerando lucros substanciais a todos os componentes dessa cadeia produtiva.


Assim, as cíclicas tendem a subir exatamente antes do início de um ciclo positivo de crescimento econômico, e tendem a ter o seu pico de preço, exatamente quando o ciclo econômico ainda não atingiu o seu clímax, ou seja, os cíclicos se antecipam ligeiramente ao ciclo econômico.

Taxas de juros


As ações cíclicas tendem a subir, e a ter melhor desempenho que o mercado em geral, no final do ciclo de baixa de taxas de juros e, durante a primeira parte da subida destas.


No meu modo de ver é simples: estando as cíclicas adiantadas em relação ao ciclo econômico, também o estarão face às taxas de juros, porque as taxas de juros tendem a acompanhar o ciclo econômico.


Assim sendo, é passível de adquirir cíclicas não quando as taxas de juro começam a cair, mas sim quando se prevê que deixarão de cair e o próximo movimento deverá ser para cima (isto em relação às taxas de juros de médio prazo - Selic).


Importante frisar que nem todos os cíclicos se encontram determinados pelo ciclo econômico e de taxas de juros, podendo ser impactados por mais variáveis internas do seu mercado, e, portanto sendo mais previsíveis pelos dois pontos seguintes.

Múltiplos de mercado


Vamos primeiro relembrar do que se trata: os múltiplos de mercado são calculados dividindo variáveis como valor de mercado da empresa por uma série de indicadores presentes nos demonstrativos financeiros. Os múltiplos são indicadores padronizados dos valores das empresas.


Eles são utilizados para avaliar uma empresa por meio de outras comparáveis e para identificar companhias sub ou superavaliadas.

Podem ser calculados com base em duas fontes:

a) Preços vigentes no mercado acionário


b) Preços praticados na compra e venda de empresas (múltiplos de transações)

Os preços do mercado acionário constituem um fator importante para a maior parte das transações de compra, venda e fusões de empresas. Entretanto, como esses preços costumam variar ao longo do tempo e em diversos graus para diferentes empresas, não é tarefa simples determinar o valor de uma empresa com base nesse único método.


Além disso, esse método se limita ao número de empresas com capital aberto no Brasil, sendo que este ainda possui baixa liquidez e grande volatilidade.


Indicadores antes da dívida (ativos, receitas, Ebitda, Ebit, Nopat e fluxo de caixa para a empresa): usados do ponto de vista de todos os investidores (acionistas e credores) e ideal para avaliação de empresas para fins de fusões e aquisições.

Indicadores após a dívida (patrimônio líquido, lucro líquido e fluxo de caixa para o acionista) usado do ponto de vista somente do acionista. Muito usado para avaliação de desempenho de ações de empresase extremamente útil para fins de fusões e aquisições somente quando as empresas têm graus de alavancagem semelhantes.

Os múltiplos de mercado levam em consideração o valor das empresas na bolsas de valores.


O mais famoso deles é o preço/lucro líquido (P/L), amplamente utilizado na análise de desempenho das ações.


Principais múltiplos de valor empresarial:

  • VE/ativo total
  • VE/valor patrimonial dos ativos
  • VE/receita
  • VE/Ebitda
  • VE/EbitVE/Nopat
  • VE/ fluxo de caixa para a empresa
  • VE/variáveis específicas do setor: VE/KWh, VE/tonelada, VE/linha telefônica


Principais múltiplos de valor de mercado:

  • Preço/patrimônio líquido (P/PL ou P/book value)
  • Preço/lucro líquido (P/L)
  • Preço/fluxo de caixa para o acionista


Vantagens e Desvantagens da Avaliação por Múltiplos


VANTAGENS:

Simplicidade e Rapidez na precificação e a necessidade de poucas informações


DESVANTAGENS:

Diferença nos fundamentos das empresas comparáveis, qualidade das informações (empresas não auditadas e que não publicam suas Demonstrações financeiras), especificidades de cada transação (empresa, linha de negócio, carteira de clientes, ativos imobilizados, etc), efeito manada (todo o setor pode estar super ou subavaliado.


Aqui está um dos erros mais comuns para investidores quando pensam em comprar papeis cíclicos. NÃO se compram quando estão baratas em termos de múltiplos presentes ou previstos para o futuro próximo.


Pelo contrário, as cíclicas compram-se quando esses múltiplos são altos, e vendem-se quando estão no piso térreo, isto porque quando os múltiplos estão mais horríveis é quando se está próximo de um fundo do ciclo.


Porém, há de se ponderar algo a esta lógica: quando se pensa em comprar uma cíclica na fase negra do ciclo, há de se ter o cuidado de selecionar uma que não corra risco de ir à bancarrota, isto porque, em indústrias fortemente cíclicas, nos fundos do ciclo, uma das coisas que retira capacidade do mercado (ou a concentra em menos players) são especificamente as que se encontram em principio de falência.


Ou seja, convém selecionar cíclicas que possuam um balanço forte o suficiente para sobreviver às intempéries negativas do ciclo. E dentro do possível, para diminuir o risco, também convém procurar as cíclicas que produzem com menores custos dentro do setor, isto porque mesmo que o mau ciclo se prolongue por maiores prazos, essas tenderão a sobreviver sempre (e possivelmente nem chegarão a apresentar prejuízos).

Preço do produto final


Tecnicamente, após longo trending altista e quando já se fala de escassez desse produto final, é momento de se desfazer dos papeis cíclicos: vende-se (ou aluga-se) os ativos quando a capacidade de produção está trabalhando a 100% e parece que será impossível produzir mais.


E compram-se quando o preço do produto final implodiu, as taxas de capacidade de produção estão extremamente baixas e tecnicamente os preços finais estão até abaixo dos custos de produção com praticamente todos os produtores apresentando prejuízos.

A lógica é simples: quando se chega à situação de falta de produto para atender a demanda, os preços tendem para um irracional altista, exatamente onde deixam de ter mais espaço para subir, ao passo que nessas horas, existe quase sempre uma situação de sobrecompra, pois todos os players da cadeia estão gerando grandes receitas.

Assim, num curto espaço de tempo um grande aumento de capacidade de produção atinge o mercado, e passa-se rapidamente de falta de capacidade para o excesso de oferta da mesma.


No caso dos preços abaixo dos custos variáveis, o que acontece é que rigorosamente ninguém investe em capacidade, logo, qualquer aumento na demanda terá rapidamente um impacto importante.


Além disso, as perdas para alguns membros da cadeia serão tão grandes que eles serão obrigados a se retirar do mercado (ou retirarão a capacidade produtiva menos eficiente), reduzindo a capacidade geral da indústria.


Sempre que estiver pensando em fazer uma compra e desconhece o perfil da empresa, pergunte-se se ele não é enquadrado na categoria cíclica. Se for, tenha muito cuidado, mesmo se ele demonstrar atrativo.


Uma analise setorial rápida, no mercado em que a empresa atua pode rapidamente mostrar se ele esta sendo um ativo cíclico ou não. Um gráfico de longo prazo com vários Topos e Fundos também pode ser uma boa pista.

Múltiplos baixos após uma forte alta, num gráfico desse tipo, também poderia ser outro indício.


Bons negócios !
Marco Aurelio

Nenhum comentário: