quarta-feira, 14 de julho de 2010

Dow nos 7000 é coisa de Bruxaria...


25/02/2009 - 19h10


Será psicologicamente falando, como um "divisor de águas"... e daqui ha uns bons anos... será uma pontuação bastante lembrada! Deste ponto, muitos farão fortunas... e como sempre, muitos poderão perde-las!

Parte-se da mínima (0%) dos 40bps (a mínima que tenho aqui).. máxima nos 14.200... temos os 50% nessa região dos 7120 bps... é como o "meio do caminho" ao ápice...

Nessa última Segunda-Feira, enquanto muitos brasileiros se encantavam com as brincadeiras carnavalescas, os americanos (e o mundo por tabela) sofreram ao presenciar a retração do maior índice americano aos níveis de 7.106,26 bps.

E isso é importante, porque uma vez que um índice (ou ativo) cai pela metade do valor de sua trajetória anterior, podem ocorrer verdadeiros rallies com fortes oscilações. Retração de 50% "repeitada" por enquanto...

A Terça-Feira confirmou isso com um candle sinalizando rejeição ao "exagero" do dia anterior... Não estou afirmando que a região será a mínima das últimas semanas, portanto, não quer dizer que a gente deva sair por aí comprando... na expectativa de uma retomada altista imediata... afinal, os 7000 poderiam ser também o início da próxima pernada baixista para o mercado.

Mas nesses 7000 pontos, temos (psicologicamente falando) uma região onde verdadeiramente visualizamos a "Ganância" e o Medo". É preciso muita coragem pra vender ali... e menos medo pra comprar... mas e isso significa que o Dow nos 7000 aponta para o início de retomada altista?

A grande verdade é que ninguém sabe. O que se sabe é que os especuladores estão se deliciando com essa volatilidade... e o que nós... humildes traders podemos fazer?

Respeitar nossos paradigmas... e no meu caso:

Disciplina é a capacidade de seguir o nosso plano de negócios. o que nos permite controlar o medo e a ganância, a medida que as barras de candles se formam em suas respectivas periodicidades.

Organização é um processo burocrático específico e necessário (não só para dar respaldo a parte contábil e tributaria) através dos registros diários das operações e para o controle do capital (e aplicação da sua regra de gestão do risco).

Foco é a qualidade que nos permite ser específicos.

Paciência é uma arte. Saber aguardar cuidadosamente até o nosso objetivo.

Independência é a capacidade de ignorar aconselhamentos e dicas de pessoas de fora.

Bem... passado o Carnaval, creio que está mais do que na hora de pararem de só falar em crise... arregaçar as mangas e "mãos a obra"!

Bons negócios!

Marco Aurélio Rossi

Nenhum comentário: