quarta-feira, 14 de julho de 2010

O ponto fraco dos Investidores

09/06/2008 - 18h00


As Maiores Fraquezas de quem Investe em Renda Variável



É bastante comum, muitos investidores quando adentram aleatoriamente ao mercado de Renda Variável não terem a básica noção de que estão incorrendo no risco de virem a ser condenados ao fracasso. Muitos iniciam o seu percurso nos mercados financeiros transportando sonhos de sucesso, ignorando que possuem fraquezas que fazem deles, pessoas, cujo potencial de insucesso em Bolsa é altamente provável.



Há fraquezas humanas que são comuns a muitos investidores. Apesar de serem pessoas normais para os mais comuns dos mortais, para quem investe em Renda Variável, elas costumam colocar o investidor numa situação frágil e abrem caminho para uma série de erros que vão conduzi-lo a perder dinheiro.



É evidente que esses investidores não têm noção das características que os tornam potenciais derrotados e dão os seus primeiros passos em Bolsa, na esperança de bons resultados. Quem sabe alguns não se identificarão, nestes rabiscos com algumas Fraquezas que lhes são comuns?



A teimosia é uma das fraquezas intrínsecas a muitos traders. Mas eles podem fazer um esforço para tentarem ser mais flexíveis na forma de encarar o mercado, pois, caso contrário, as perdas podem ser dolorosas.



Frases como "Eu estou certo, o mercado é que está errado" são comuns a inúmeros que ficam presos às suas posições, fechando os olhos ao que o mercado verdadeiramente está sinalizando.



A flexibilidade deve ser de tal ordem que, em determinadas circunstâncias, o investidor deve fechar a sua posição e abrir outra no sentido exatamente contrário ao perceber que a direção do mercado era exatamente a oposta à que até então previa.



Este "virada de mão" é um dos aspectos do trading que, apesar dos meus 12 anos de Bolsa, como muitos, ainda sinto dificuldades em colocar em prática, o que mostra que ainda terei que trabalhar mais neste campo psicológico.



Outra das fraquezas fatais para qualquer investidor é a ausência de disciplina. Ter um plano de ação, uma boa leitura da conjuntura e um bom raciocínio, de nada servirão se depois não tiver disciplina na hora de agir.



Ou talvez se deva dizer na hora de não agir, uma vez que a ausência de disciplina normalmente manifesta-se em situações que o investidor tinha planeado estar de fora do mercado e a sua impaciência o levam a operar: "Porque é que eu não fiz aquilo que tinha planejado?" é talvez uma das frases mais ouvidas entre os iniciantes!



Quem não sabe perder não é aconselhável se meter com Renda Variável. Saber perder implica não só assumir as suas responsabilidades, como fechar a sua posição, reconhecendo o erro.




Quem não sabe perder passa mais tempo procurando culpados, desculpas e “bodes expiatórios” para os seus maus negócios, do que em perceber porque e onde que errou, de forma a buscar evitar cometer erros semelhantes no futuro.



Mas mais grave do que isso, é que quem não sabe perder, de forma a evitar assumir a derrota, e não fechar as posições, deixando as perdas crescerem.



Gestão de Risco: cortar os prejuízos continua sendo para mim, a regra número UM do mercado... Mas fechar uma posição, assumindo o erro, é muito doloroso para quem não sabe perder. Esses investidores se esquecem que a vitória final não é feita só de uma sucessão de vitórias, mas sim de um intercalar de grandes “Vitórias” com pequenas “Derrotas”. Analogia com aquele texto em que se vencem varias batalhas para se conquistar a Guerra.



Muitos destes investidores, inconscientemente, tomam algumas decisões privilegiando a emoção, adrenalina e diversão, e acabam deixando de lado verdadeiro VALOR do seu dinheiro. Para estes investidores, passar duas semanas sem executar um trade é algo impensável, mesmo que não faça a menor idéia de qual lado está caminhando o mercado.



O sentimento de vingança é outra das fraquezas de muitos iniciantes. Por mais estranho que possa parecer fazer alusão a este sentimento em relação ao mercado, a verdade é que ele está presente em algumas situações.



Depois de sofrerem uma perda apreciável, alguns investidores ficam furiosos, enraivecidos e invadidos por um desejo de vingança. A lógica passa por querer recuperar a qualquer custo o que o mercado lhes tirou. Obviamente, isto leva a operações efetuadas de uma forma mais “emotiva” do que racional, novamente aumentando as probabilidades de perdas.



Deixei para o final a fragilidade que me parece mais evidente, mas que os investidores negligenciam que é a falta de capacidade e preparação para negociar.



Quanto tempo de preparação e estudo tem os investidores antes de se lançarem no mercado?



Geralmente, é muito pouco. Como em qualquer outra atividade, para se ter sucesso é necessária uma longa e cuidadosa preparação antes do seu início. Quando isso não acontece, o início é sempre marcado por graves erros até se adquirir a experiência e conhecimentos necessários.



Mas arrisco-me a dizer que o pior que pode acontecer a um investidor que começa a dar os primeiros passos no mercado é ter grandes ganhos no início.

Tudo parece fácil e o pior ainda está para vir...



Fraquezas. Quem não as tem? Mas quando essas a que me referi neste artigo se acumulam no mesmo indivíduo, os mercados de Renda variável ainda estão longe de ser um bom destino para essas pessoas. Nem todos têm vocação para serem investidores de sucesso.



E os que tiverem a lucidez de perceber isso serão vencedores, não só no Mercado Financeiro, mas sim, em toda sua vida.



Adaptação: Bancotario



Bons negócios!

Nenhum comentário: